Deputados da oposição destacaram que há um interesse por parte do bloco da conclusão das obras do Acquário Ceará, equipamento que está com obras paradas há mais de uma década. Segundo informaram, há um interesse para que se conclua as intervenções, visto que atrairia maior turismo para a Capital cearense. Segundo Cláudio Pinho (PDT), o prefeito Sarto está com vontade de realizar os trabalhos.
O tema foi levado à tribuna pelo deputado Felipe Mota (UB), que disse não compreender o embate entre o prefeito Sarto e o governador Elmano de Freitas, visto que os dois grupos eram aliados até pouco tempo. Segundo ele, os equipamentos que estão em discussão entre os dois gestores – o Acquario Ceará e a Ponte dos Ingleses – são importantes para o setor cultural, turístico e social do Estado.0
“Eu sou defensor do Acquario Ceará, porque precisamos ter programas turísiticos para segurar o turista na Capital por um ou mais dias. O Aqcuario, em oito anos, seria pago. Mas as pessoas esquecem, tem medo de estudar, de buscar educaçao”, apontou.
Ele questionou falas recentes do prefeito Sarto, que disse ter interesse em concluir as obras da Ponte dos Ingleses e do Acquario. “Ou está sobrando dinheiro ou tem conversa mal resolvida aí. Porque eles estiveram juntos durante 20 anos”.
Segundo ele, após o então governador Cid Gomes se comprometer com as obras do Acquario Ceará, a gestão de Camilo Santana suspendeu a continuidade das intervenções, sob orientação do então secretário de Turismo Arialdo Pinho, já na gestão Camilo Santana, “para fazer um levantamento”.
“Eu vi o senador Cid Gomes falando que não fez o Acquario por conta da oposição, ativista ambientais e alguns negativistas. Não teve um dos principais projetos executados porque vossa excelência foi trapaceado por quem deu a mão. Estava com cheiro de calote. O banco começou a cobrar documentações. Camilo Santana pode ter sido um dos enganados”, disse.
Cláudio Pinho disse que conversou com o prefeito Sarto e o chefe do Executivo Municipal teria dito esperar o projeto para desenvolver ações que possibilite Fortaleza a ter o equipamento concluído. “Não pode é Fortaleza ter que fazer a ponte e ter que fazer o Acquario. Mas o prefeito Sarto está com desejo e vontade de fazer o Acquario”.