O prefeito Sarto e o governador Elmano de Freitas terão a primeira reunião como chefes do Poder Executivo Estadual e Municipal nesta quarta-feira (02), no Palácio da Abolição. Desde o início da gestão petista, os dois gestores têm travado embates públicos e se distanciado cada vez mais sobre pautas em comum, em especial àquelas de interesse da Capital cearense.
A informação do encontro entre os dois foi divulgada prefeito Sarto, em suas redes sociais, que disse ter aceitado o convite do governador “de imediato”. “Recebi, nesta terça-feira, ligação do secretário de relações institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins, convidando para uma reunião com o governador Elmano na quarta-feira, 10h30, no Palácio da Abolição. De imediato, confirmei a agenda”, disse.
O debate entre os dois, o primeiro, se dará para além das pautas sobre obras paralisadas, como a Ponte dos Ingleses, trechos do Metrõ de Fortaleza e o Acquario Ceará. O prefeito tem destacado, por exemplo, a necessidade de uma maior parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura sobre o financiamento da saúde, programas de emprego e renda e transporte público.
Essas são as principais pautas que devem ser levadas por Sarto para o diálogo com o governador Elmano de Freitas. Nos últimos dias, as falas do chefe do Executivo Municipal davam conta de um distanciamento maior entre os dois. O prefeito, algumas vezes, lembrou que obras da Prefeitura não estão paradas, em referência a intervenções do Governo do Estado, e se colocou à disposição para concluir algumas delas.
A reunião entre os dois, que é um primeiro passo para uma parceria administrativa, deve nortear os trabalhos na Câmara Municipal de Fortaleza e Assembleia Legislativa nesta quarta-feira.