Os ministérios da Educação e da Defesa assinaram acordo de cooperação técnica para elaboração de estudos preliminares para a criação de um campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou uma faculdade de engenharia vinculada ao ITA, no Ceará. O termo foi assinado nesta sexta-feira, 4 de agosto, pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, na sede do MEC, em Brasília (DF).
O Acordo de Cooperação Técnica entre os dois ministérios visa ao desenvolvimento de soluções de interesse mútuo na área de ensino superior, científico e tecnológico, permitindo avaliar conjuntamente a implantação da unidade do ITA no Ceará. O objetivo é fornecer um levantamento de dados necessários à consecução do projeto, sejam eles patrimoniais, financeiros, orçamentários, legais e de pessoal, bem como o conjunto de ações que propiciem o desenvolvimento do projeto.
Camilo Santana considerou o momento histórico e um pontapé inicial para a viabilidade da implantação de uma unidade do ITA no Nordeste. “O termo de cooperação técnica foi construído a várias mãos, entre os dois ministérios, para que seja realizado um estudo de viabilidade e infraestrutura. Esse passo é importante e oficializa a parceria entre os dois ministérios”, explicou. De acordo com o Ministro da Educação, após a conclusão do estudo técnico, o trabalho será apresentado ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que fará o anúncio oficial da iniciativa.
Para o ministro da Defesa, a assinatura é a materialização de um desejo antigo da aeronáutica e que proporcionará uma descentralização das oportunidades. “É uma forma de descentralizarmos as oportunidades da Educação, levar a Ciência para outros cantos do território. A assinatura desse acordo para iniciarmos os estudos é um momento importantíssimo. É um sonho antigo de muitas pessoas envolvidas aqui e será um grande feito para o Nordeste brasileiro”, afirmou José Múcio Monteiro.
Nos próximos dias, os dois ministérios vão designar representantes institucionais para coordenar a execução do acordo. Serão cinco representantes do Ministério da Defesa, três deles do Comando da Aeronáutica; e cinco representantes do MEC, dois deles do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A proposta visa aprofundar estudos e levantamentos técnicos com vistas à definição da estratégia de implantação do campus avançado ou da faculdade de engenharia. A ideia é aproveitar a estrutura da Base Aérea de Fortaleza (CE).
Participantes – Também estavam presentes na reunião Denise Pires de Carvalho, secretária de Educação Superior do MEC; Fernanda Pacobahyba, presidente do FNDE; tenente-brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do ITA; Renato Rodrigues Freire, chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica; tenente-brigadeiro Walcyr Josué Araújo, chefe de Assuntos Estratégicos; Elmano de Freitas, governador do Ceará; senadora Augusta Brito (PT-CE); Samuel Elânio de Oliveira Júnior, secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social; e Edna Cassimiro, coordenadora do Estado da Segurança Pública.
ITA – O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior pública do Comando da Aeronáutica, localizada na cidade de São José dos Campos, São Paulo. A Instituição é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia, sendo o setor aeroespacial o de maior destaque, oferecendo alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos. Uma de suas grandes características é o percentual de aprovações por estudantes de escolas cearense, representando uma média aproximada de 40%.
Nesse contexto, considerando o alto índice de aprovação no ITA por alunos oriundos de escolas cearenses, somado à infraestrutura já existente e relevante da Força Aérea Brasileira, vislumbrou-se a possibilidade de cooperação entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Educação, com vistas a ampliar a capacidade de desenvolvimento tecnológico e de educação de alto nível na região, adotando o ITA como referência.