Garantir a inclusão e proteção da população LGBTI+ com oportunidades de trabalho e renda. Esse é o objetivo do Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+, criado pelo governador Elmano de Freitas, por meio da assinatura de decreto, na manhã desta segunda-feira (14), em solenidade realizada no Palácio da Abolição. Também estiveram presentes a vice-governadora Jade Romero, a secretária da Diversidade do Ceará, Mitchelle Meira, e outras autoridades.
O governador destacou que o Comitê representa cidadania e igualdade para pessoas que são invisibilizadas pelo preconceito. “Nós temos que ser capazes de criar políticas públicas que garantam oportunidade a essa população. O que eu espero é que, por meio do Comitê, a gente possa construir ideias e políticas, bem como estimular as empresas do Ceará para ter maior número de emprego para a população [LGBTI+]”, afirmou.
O Comitê, que será vinculado à Secretaria da Diversidade, é composto por 14 entidades, incluindo sociedade civil, poder público e setor privado. A iniciativa também faz parte da campanha Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia, lançada em junho deste ano pelo Governo do Estado, por meio da Sediv.
A secretária Mitchelle Meira falou do esforço para superar as barreiras que ainda impedem a inclusão no mercado de trabalho. “Nós estamos em diálogo com o Governo Federal sobre a pauta do empreendedorismo e empregabilidade, para fortalecer. Mais que o combate à violência, nós temos que tirar da vulnerabilidade, atuar no empreendedorismo e empregabilidade, para que as pessoas tenham oportunidade”, disse