Fortaleza será sede, entre os dias 26 e 29 de setembro, do maior evento de segurança municipal e defesa civil do Brasil, o Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil. Na ocasião, que reunirá profissionais da área de todo país e terá a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, a Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) realiza a palestra “Segurança Cidadã nos Municípios: Integração, Capacitação e Controle”.
O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (Consemes) e pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Defesa Civil (FNDC), contará com palestras, debates técnicos e apresentações de projetos. Além disso, haverá um polo de negócios, com workshops de instituições sobre o tema, exposição de equipamentos e tecnologias, e apresentações culturais.
Integra também o Fórum, de forma concomitante, o V Encontro Nacional de Segurança Pública e Gestores da Área, o Encontro Nacional de Guardas Municipais e Agentes de Segurança Pública, o Seminário Integrado de Segurança Cidadã e o Encontro Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Defesa Civil.
“O Fórum vai reunir em Fortaleza todo o aparelho municipal dessas duas áreas de atuação ligadas à segurança municipal, tanto realizadas pelas guardas municipais, como das ações de Defesa Civil. O momento será uma oportunidade de mais de duzentas cidades do Brasil estarem reunidas discutindo a participação, a atuação e a operação dos municípioio desse quesito tão importante para todas as cidades, que é a segurança, e sempre com esse aspecto de segurança cidadã, priorizando os apectos de ações voltadas à prevenção, bem como de proximidade com as comunidades”, explica Cel. Holanda, secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza
As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas on-line, até o dia 10 de setembro. O Fórum ocorrerá no Hotel Oásis Atlântico, localizado na Av. Beira-Mar e já tem a presença confirmada de participantes de mais de 170 cidades e 10 estados brasileiros.