O prefeito Sarto realizou, na manhã desta terça-feira (05), mais uma de suas lives em que apresenta ações do Governo Municipal para a população. No entanto, sua participação focou em dialogar mais diretamente com os fortalezenses, respondendo a questionamentos enviados pelos cidadãos, sendo elogios ou críticas. O chefe do Poder Executivo não se eximiu de responder a qualquer pergunta encaminhada.
Em uma das respostas, ele informou que deu um prazo de mais 20 dias para que as empresas de transporte público se adequem e retirem as chamadas catracas duplas, que têm sido uma das principais reclamações por parte dos usuários de ônibus na cidade. Ele lembrou que a medida adotada se deu pelas constantes denúncias de pessoas que pulavam o equipamento para não pagar a passagem. “Isso não é um problema de transporte, é de segurança”, explicou.
Ainda de acordo com o prefeito, existem 960 veículos utilizando o recurso e ele vem acompanhando as críticas sobre o assunto. “Já discutimos administrativamente. Eu não havia tratado sobre esse assunto nas lives, mas estou conversando para resolver. Todos os dias recebo mensagens, acompanho as pessoas passando sufoco, isso é absurdo”, lamento.
Segundo informou, foi dado um prazo de 20 dias para que as empresas de adequem e removam as catracas. “Elas já começaram a fazer isso. Dentro de 15 dias vou começar uma fiscalização para saber se já retiraram todas mesmo”, se comprometeu.
Ele também destacou que cerca de 833 ônibus de Fortaleza estão atuando com ar-condicionado, depois que ele determinou que as empresas religassem os equipamentos. Informou, ainda, que quando a população perceber que os motoristas não estão obedecendo a determinação, que entre em contato com a Prefeitura.
Ainda na live, anunciou que o passe livre estudantil será universal, para estudantes das escolas e universidades públicas e privadas. Serão duas passagens diárias, uma para ir e outra para retornar da instituição de ensino. “Isso é inédito em grandes cidades do Brasil. Fortaleza partiu na frente”, explicou.
Obra
O prefeito anunciou, também, que na próxima sexta-feira (08) será ponto facultativo na Prefeitura de Fortaleza, garantindo o funcionamento de serviços essenciais. Na área da Saúde, ele explicou que a gestão investiu R$ 130 milhões para melhoria do atendimento à população e que esse investimento tem dado resultados, como a inauguração de novos equipamentos.
“Meu compromisso com os fortalezenses é seguir trabalhando firme, fazendo obras todos os dias, acordando cedo, fazendo com que a boa política chegue à população. É como o (ex-prefeito) Juraci dizia: abra a janela que você vai ver uma obra do Sarto acontecendo. Não à toa, Fortaleza é a Capital do Nordeste, o primeiro PIB, a melhor Educação”, pontuou.