A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec), realizou, na tarde desta terça-feira (19), a abertura da Semana da Mediação. A iniciativa visa mobilizar, por meio da Cemgec, o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes para construir comunicação colaborativa em defesa da resolução de conflitos de forma pacífica.
A primeira-dama do Poder Legislativo, Cristiane Leitão, ressaltou que o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos foi o primeiro projeto implantado na Casa Legislativa na gestão presidida pelo deputado Evandro Leitão (PDT), no início de 2021. Conforme apontou, cada órgão – seja ele do setor público ou privado – que possui um centro de mediação conquista uma gestão participativa que dialoga com o povo e promove uma cultura de paz.
Segundo Cristiane, o centro surgiu não apenas para mediar os conflitos da Casa Legislativa, mas também os conflitos existentes na sociedade cearense. Ela ressaltou que muitas vezes as pessoas chegavam na Alece, principalmente no Procon, querendo uma solução na justiça, e hoje se encontra uma solução por meio da mediação.
“Conseguimos também implantar um centro descentralizado da Defensoria Pública, ou seja, o cidadão é assistido em todas as esferas. O Parlamento abrindo as suas portas e olhando para o cidadão são as características da atual gestão sistêmica da Assembleia”, enfatizou.
Segundo a coordenadora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Alece, Raisa Lou, a mediação desempenha um papel fundamental na construção de um mundo mais pacífico e cooperativo. ‘’Vivemos em um mundo onde as pessoas olham muito para os conflitos e esquecem que podemos solucioná-los por meio do diálogo. A mediação tem um poder muito grande. Essa semana de atividades será mais uma oportunidade para abrir a Casa do Povo e mostrar que a Assembleia pensa na cultura de paz, inclusão e cidadania” ressaltou.