Vereadores de Fortaleza aprovam moção de repúdio ao presidente da Câmara de Jucás

Sessão plenária

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou na sessão plenária desta quinta-feira, 21, moção de repúdio ao presidente da Câmara Municipal de Jucás, Vereador Eúde Lucas (PDT), proposta pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Autista, Márcio Martins (SD). A iniciativa ganhou destaque durante o Grande Expediente recebendo apoio unânime do plenário.

O presidente da Câmara de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT), ressaltou o papel do parlamento na defesa dos interesses da população e como garantidor de direitos. “Uma fala infeliz, preconceituosa e ignorante. Nós que estamos na vida pública temos que ter um cuidado especial com as pessoas. O autismo hoje é uma bandeira defendida por todos com um mínimo de sensibilidade. Lamentar e me somar aos colegas vereadores a nota de repúdio, nós precisamos nos posicionar em momentos como esses”, destacou.

Gardel Rolim evidenciou os estudos relacionado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) apontando para o crescimento de pessoas com autismo, em especial crianças. “Os portadores de autismo são pessoas que precisam de um cuidado especial. O número de diagnóstico tem crescido exponencialmente, estudam mostram que a cada 10 crianças 3 podem ter autismo e que esse número pode aumentar. Por isso precisamos reagir duramente, para que pensamentos como esse não reverbere pela sociedade, que as pessoas compreendam que esse é um problema sério e nós precisamos estar do lado das pessoas com espectro autista”, pontuou.

O vereador Márcio Martins agradeceu o apoio de todos os colegas parlamentares pelo apoio a moção de repúdio, entendo a importância do momento. “Parabenizar a Casa com as falas sensíveis e propositivas dos colegas parlamentares”.

A vereadora Estrela Barroso (Rede) também falou sobre o tema reforçando a necessidade de uma atenção do poder público para as pessoas autistas. Reconhecendo os avanços na saúde, a parlamentar falou da demanda por neuropediatra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *