O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), sob o comando do vereador Gabriel Aguiar, passará a liderar a bancada de oposição na Câmara Municipal de Fortaleza. O parlamentar que as pautas quanto à gestão do prefeito Sarto serão mais propositivas “para enfrentar pautas que ataquem a população e a natureza”.
Ele já é o terceiro líder da bancada neste ano. Desde o início da atual Legislatura o grupo era comandado pelo vereador Márcio Martins (SD). No entanto, pela proximidade de Martins com a base governista do prefeito Sarto, opositores reivindicaram a liderança da bancada, o que foi aceito pela presidência da Casa Legislativa.
O primeiro a liderar a bancada, de fato, de oposição foi Danilo Lopes (Avante). No entanto, nos últimos meses a bancada apresentou poucas ações em conjunto ou pautas e projetos alinhados entre todos os seus membros. Gabriel Aguiar, por outro lado, quer atuar de modo a realizar reuniões periódicas e traçar metas para o trabalho a cada semana.
“Assumo a partir dessa semana a liderança do bloco de oposição da Câmara, composto por 11 parlamentares. Somos um grupo diverso, de diferentes tradições políticas, mas estamos em uma boa perspectiva de trabalho conjunto na Câmara”, afirmou.
Segundo informou, foi estabelecido uma periodicidade de reuniões internas e pautas comuns. “Faremos rodízio dos tempos de fala da oposição e teremos mais ações em bloco, tanto para enfrentar pautas que ataquem a população e a natureza quanto para propor melhorias para a nossa cidade”, disse.
Além de Aguiar e Lopes, também fazem parte do grupo os vereadores Ronivaldo (sem partido), Adriana Nossa Cara (PSOL), Adriana Almeida (PT), Dr. Vicente (PT), Léo Couto (PSB), Eudes Bringel (PSB), Estrela Barros (Rede) e Ronaldo Martins (Republicanos). Apoiam o grupo, sem estarem oficialmente na oposição os pedetistas Enfermeira Ana Paula (PDT) e Júlio Brizzi (PDT).
Márcio Martins, por sua vez, criou um grupo que chamou de “independentes”, que é composto por ele, Julierme Sena (UB), Priscila Costa (PL) e Inspetor Alberto (PL).