O projeto Vem pra Alece é a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará abrindo ainda mais suas portas para a população. O evento é um convite para todos e todas aproveitarem uma programação de serviços e lazer no dia 22 de outubro (domingo), a partir das 7 horas, na sede da Assembleia e seu entorno.
O projeto reúne os diversos órgãos da Assembleia para um momento de serviços, lazer, cultura, história e promoção à cidadania. As informações sobre o Vem pra Alece estão em uma página especial no site da Casa.
O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), comenta que a iniciativa “é mais um passo para o Parlamento Aberto e permite que os serviços que a Assembleia oferece em diversas frentes sejam ainda mais conhecidos, impactando de forma positiva a vida da população”.
Luiza Martins, secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia, que está na organização do evento, avalia que o projeto dialoga com outras ações que a Casa implementou, como a realização das Assembleias Itinerantes, que leva a Assembleia para diversas regiões do Estado, com oferta de serviços e realização de sessão plenária.
“A gente está abrindo o espaço da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará num domingo, um dia em que as famílias se reúnem, em que as pessoas têm uma facilidade maior de vir aqui conhecer quais são os serviços de cidadania que a Assembleia Legislativa tem à disposição”, explica.
Entre as opções de programação, Luiza destaca neste primeiro momento os serviços do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, do Procon Assembleia, da Casa do Cidadão e do Departamento de Saúde e Assistência Social, órgãos da Alece que oferecem assistência e promoção à cidadania e à saúde em seus trabalhos cotidianos.
Diversidade
Ações com foco em empreendedorismo, sustentabilidade, saúde mental, direitos humanos também estarão disponíveis para o público. Uma feira de orgânicos, atividades voltadas para o público infantil, espaço gastronômico e feira de artesanato fazem parte do Vem pra Alece.
O evento conta ainda como programação cultural com apresentações que representam a diversidade da cultura cearense com alguns dos artistas premiados em edições do Festival de Arte e Cultura realizados em diferentes regiões do Estado durante as Assembleias Itinerantes.