Justiça anula reunião que escolheu Cid Gomes como presidente do PDT do Ceará

Cid Gomes e André Figueiredo têm disputado a presidência do PDT do Ceará nas últimas semanas. Foto: Reprodução/Instagram

Praticamente no mesmo instante em que o Partido Democrático Trabalhista no Ceará escolhia Cid Gomes como presidente da sigla, a juíza Maria de Fátima Bezerra Facundo, da 28° Vara Cível de Fortaleza, suspendia os efeitos da eleição de nova executiva partidária. O senador foi eleito, na tarde desta segunda-feira (16), com apoio de seus aliados, presidente da legenda.

A decisão liminar mantém o comando do partido nas mãos do deputado federal  André Figueiredo, que continua acumulando as funções de presidente do PDT do Ceará e o partido em nível nacioinal, visto que Carlos Lupi está licenciado pois está atuando como ministro do Ministério da Previdência.

A magistrada suspendeu os efeitos do edital de convocação da reunião extraordinária realizada na tarde desta segunda-feira. Ainda de acordo com ela, em tendo sido realizada a reunião esta tem seus efeitos suspensos, o que deve ser feito.

De acordo com a ação impetrada por André Figueiredo, a reunião convocada por Cid Gomes não respeitou trâmites mínimos necessários, como a convocação de reunião no prazo prévio de 20 dias, com inscrições para registro de chapa até as 18 horas do quinto dia anterior à realização do encontro.

Executiva

A juíza Fátima Facundo já havia decidido pela anulação da inativação do diretório do PDT feito por André Figueiredo. Ele alegou, na ocasião, que o período do atual diretório já havia sido encerrado e destituiu todos os seus membros, o que gerou críticas por membros da legenda.

O novo capítulo da briga interna do PDT, aparentemente, está longe de ter um fim. Tudo começou quando, ainda em setembro, em reunião da executiva, houve atrito entre pedetistas governistas e oposicionistas. Na segunda-feira, no dia 29 de setembro, André Figueiredo resolveu depor Cid Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *