O prefeito Sarto utilizou suas redes sociais para demonstrar preocupação com o aumento do número de casos de Covid-19 em Fortaleza e a baixa procura por vacinas pela população. O chefe do Poder Executivo alerta pela necessidade de cuidados neste momento de alta nas incidências da doença na Capital cearense.
“Acompanho com preocupação o aumento dos casos de síndrome gripal, especialmente de covid-19. Temos registrado ainda aumento na procura por atendimento nas unidades de saúde e uma baixa adesão à vacinação”, disse o chefe do Poder Executivo Municipal.
Diante desse cenário, a Prefeitura de Fortaleza realizará, neste sábado (02), um mutirão de vacinação contra covid-19 e influenza. Serão 14 postos em funcionamento de 8h às 16h30, nas seis coordenadorias regionais de saúde da Capital, para garantir a vacinação da população.
O objetivo é imunizar quem ainda não completou o esquema vacinal contra a covid-19 ou não tomou as doses de reforço, para conter o aumento de casos positivos. E também vacinar contra a influenza, em um contexto de proximidade do período chuvoso. Além destas, estarão disponíveis durante a ação as vacinas de rotina ofertadas pelo Sistema único de Saúde (SUS) para todas as faixas etárias.
Para receber o imunizante bivalente contra a covid-19 é necessário ter tomado, pelo menos, as duas primeiras doses da vacina contra a covid-19, ser maior de 18 anos de idade e apresentar um documento de identificação com foto. Em casos de sintomas gripais leves, a vacinação pode ser aplicada, mas em casos graves recomenda-se esperar 30 dias após o final dos sintomas.