Líder do PT defende que governador Elmano arbitre processo de escolha do candidato em Fortaleza

O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa, o deputado De Assis Diniz, defende que o governador Elmano de Freitas passe a arbitrar o processo de escolha do nome petista para a disputa eleitoral em Fortaleza, no próximo ano. De acordo com ele, o resultado do pleito de 2024 influenciará as eleições de 2026, e pode “trazer tranquilidade ou dor de cabeça” para a gestão do chefe do Executivo Estadual.

De acordo com ele, o PT está apresentando “quadros espetaculares” para as eleições do próximo ano, mas é preciso discutir o tema com dirigentes, realizar pesquisas, ouvir o presidente Lula, o ministro Camilo Santana, mas, principalmente, o governador Elmano de Freitas. “Cabe ao governador Elmano arbitrar esse processo, porque o resultado terá impacto no seu Governo e no processo eleitoral de 2026, e pode trazer tranquilidade ou dor de cabeça”, disse.

Conforme informou, durante 2023, o PT realizou mais de 118 encontros municipais, onde todos os gabinetes se envolveram, fazendo com que a sigla chegasse ao fim do ano em uma condição diferenciada, atraindo novos quadros de gestores municipais para consolidar a base governista de Elmano de Freitas no Ceará.

“O que temos muito a preservar é a condição de governabilidade e as entregas necessárias. O Governo Elmano tem grande responsabilidade de manter a capacidade de investimento. Temos condições de estarmos ao lado do governador Elmano, construindo uma base para dar tranquilidade de governar e fazer entregas”.

Aléms dos gestores municipais que já confirmaram ingresso no Partido dos Trabalhadores, a lista da executiva estadual apresenta até 12 nomes em potencial de ingresso na sigla. “Esses nomes estão sendo discutidos e debatidos e serão aprovados. O presidente tem conversado, recebido propostas e estabelecido diálogo para que não venha uma filiação que nos traga problemas internos. Estamos construindo com diálogo e responsabilidade para dar conforto e tranquilidade ao governador Elmano”.

Sobre uma eventual disputa interna, Diniz destaca que a pluralidade de debates é a essência do PT. Segundo ele, apesar dos nomes apresentados como pré-candidatos, não haverá escolha sem que antes haja uma análise completa, considerando a força das candidaturas adversárias, tendo nomes da direita e da atual gestão.

“Precisamos de uma candidatura que olhe, perceba o conjunto dos atores que esteve na base do governador Elmano, que dialogue e tenha capacidade de aglutinar. Se não houvesse disputa interna, não seria o PT. Toda disputa discutimos com diálogo, debate. Mas ao final, quando tem resolução, o PT demonstra unidade. E é isso o que esperamos”, defendeu.

“Vamos dialogar com todos e construir uma boa pavimentação para garantir uma unidade e o caminho do PT” – (De Assis Diniz)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *