Deputada quer paridade de gênero para escolha de nomes para o Tribunal de Contas do Ceará

A proposta visa reparar a histórica disparidade de gênero e responder à realidade social contemporânea. Foto: Divulgação

Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria da deputada estadual Jô Farias (PT), propõe que candidatos de ambos os sexos possam ser escolhidos como conselheiros do Tribunal de Contas do Ceará (TCE). “Um órgão com a importância do Tribunal de Contas, que fiscaliza a devida aplicação do dinheiro público e o cumprimento de políticas públicas, precisa ter mulheres como conselheiras. Essa é exatamente nossa luta: mais mulheres nos espaços de poder e cargos de liderança”, disse a parlamentar.

Em quase 90 anos de história, o TCE teve apenas duas mulheres como conselheiras, Soraia Victor e Patrícia Saboya. “Essa PEC contribuirá para o desenvolvimento da nossa sociedade e para a paridade de gênero”, completou a deputada. A proposta visa reparar a histórica disparidade de gênero e responder à realidade social contemporânea nas indicações dos conselheiros, cuja responsabilidade é da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *