Fortaleza não registra nenhuma morte por acidente de trânsito no Carnaval

Referência em mobilidade urbana e segurança viária, Fortaleza não registrou nenhuma morte por acidente de trânsito nas vias da cidade durante os quatro dias de Carnaval. De sábado a terça-feira (10 a 13/02), foram contabilizadas 43 ocorrências de acidentes sem vítimas fatais, conforme balanço realizado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Além de controlar o tráfego para promover um acesso seguro dos foliões aos polos carnavalescos, o efetivo do órgão também manteve a fiscalização com foco nos principais fatores de risco. A Operação Lei Seca resultou em 269 abordagens, nas quais 247 condutores se submeteram ao teste do etilômetro. Durante o comando, foram registradas seis recusas e um total de sete remoções.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool é uma prática proibida e extremamente perigosa. A combinação entre bebida e direção aumenta significativamente o risco de acidentes, afetando negativamente a capacidade do motorista de tomar decisões e reagir rapidamente a situações de trânsito.

Legislação

No Brasil, a tolerância de álcool é zero. Conduzir veículo automotor sob influência dessa substância é uma infração de natureza gravíssima X 10, multa no valor de R$ 2.934,70 e, se a concentração for igual ou superior a 0,30 miligramas de álcool por litro de ar alveolar ou o motorista tenha sinais que indiquem alteração de capacidade psicomotora, o mesmo será encaminhado à autoridade policial que adotará as medidas legais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *