Nas eleições deste ano no Ceará, o União Brasil deve focar, principalmente, em cidades grandes, como em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. A informação é do líder do partido, o deputado Sargento Reginauro, que se reuniu com a direção partidária, junto com a bancada parlamentar, na semana passada. Segundo ele, na Capital cearense o objetivo é eleger entre cinco a sete vereadores, apesar das baixas sofridas nos últimos anos.
Conforme informou, há um consenso na bancada parlamentar e na direção estadual sobre o nome de Capitão Wagner para tentar, novamente, participar da disputa em Fortaleza. Ele apontou pesquisas de opinião que colocam o dirigente partidário como o mais lembrado pela população fortalezense. “Acreditamos que esse é o momento extremamente oportuno para que ele possa chegar ao Executivo”, disse.
Outros nomes que serão trabalhados pela legenda serão o do prefeito Roberto Pessoa, em Maracanaú, que tentará reeleição; e o vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho, que está rompido com o atual prefeito Vitor Valim. Conforme informu Reginauro, é preciso rediscutir a rota em São Gonçalo do Amarante, uma vez que o atual prefeito, que foi apoiado por Wagner em 2020, está filiado ao Partido dos Trabalhadores e não há como manter a aliança.
No Município de Sobral, na região Norte, os deputados Moses Rodrigues e Oscar Rodrigues estão articulando uma chapa de oposição ao nome indicado pelo prefeito Ivo Gomes, que está em seu segundo mandato. “Em alguns municípios o União vai dar autonomia para que os deputados possam articular alianças com as suas conveniências. Mas nessas cidades maiores precisamos todos caminhar juntos”, apontou.
No Município de Juazeiro do Norte, apesar de não ser do União Brasil, o atual prefeito Gledson Bezerra foi apoiado pelo partido em 2020, e apoiou Capitão Wagner em 2022, para o Governo do Estado. Os dois mantêm uma boa relação política e a tendência é que o partido esteja na coligação que vai apoiar a candidatura do atual chefe do Poder Executivo da cidade do Cariri à reeleição.