A última convenção partidária realizada em Fortaleza foi promovida pelo partido Podemos, na noite de segunda-feira (05). O partido projeta eleger até três vereadores para a Câmara Municipal, e, apesar da decisão da agremiação em manter a neutralidade, os candidatos da sigla seguem fechados com a candidatura do prefeito Sarto à reeleição em Fortaleza.
Até a realização da convenção partidária, a executiva nacional do partido havia decidido por manter neutralidade no pleito eleitoral da Capital cearense, sem declarar apoio formal a nenhum dos nove candidatos na disputa local. Ainda na tarde desta terça-feira (06), conversas foram realizadas em Brasília, no intuito de mudar a decisão partidária, mas sem sucesso.
Durante a convenção do Podemos, participaram, além do presidente da executiva municipal, o vereador Wellington Saboia, o presidente estadual, Bismarck Maia e o deputado federal Eduardo Bismarck, lideranças locais e os 44 candidatos. O prefeito Sarto havia confirmado presença, mas não compareceu ao encontro.
De acordo com Sabóia, a mudança na legislação eleitoral sobre as sobras dos votos prejudicou um pouco a estratégia do partido, mas a meta da legenda é tentar a disputa por três vagas na Câmara de Fortaleza. Segundo ele, a convenção partidária é um momento de apresentação dos quadros partidários, visando a soma de forças para enfrentar a disputa que se avizinha. “Daqui a 10 dias todos estaremos nas ruas, pedindo votos, de casa em casa. A convenção é esse esquenta que prepara todos nós para a batalha que são as urnas”.
Ainda na noite de segunda-feira, o dirigente destacou a discussão que estava em curso para mudar a decisão partidária e firmar apoio oficial do Podemos à candidatura de Sarto à reeleição. No entanto, ele ressaltou que segue alinhado com a gestão do prefeito, aprovando seu projeto de Governo e destacando que a quase totalidade do partido segue com o chefe do Poder Executivo Municipal.
Na avaliação dele, dos nove candidatos colocados até então, alguns têm potencial de ir para o segundo turno. No entanto, ele ressaltou que o prefeito tem crescido sua participação na periferia, apresentado obras e atingido um grau de confiança da população que pode levá-lo ao segundo turno da campanha. “A cidade é um verdadeiro canteiro de obras”, pontuou.
Ainda de acordo com Sabóia, cada vereador, junto aos seus líderes comunitários, formarão um “verdadeiro exército” em prol da candidatura de Sarto. Segundo ele, o prefeito tem em torno de 370 candidatos à Câmara Municipal de Fortaleza no seu entorno, o que lhe dar chances de seguir em frente na disputa eleitoral deste ano.
Juventude
Entre os nomes cotados para a disputa no Podemos está o advogado Igor Leitão, que levantou a bandeira em defesa dos direitos da juventude fortalezense. Segundo ele, apesar de ser um segmento considerável da sociedade, o setor tem pouca representatividade na Câmara Municipal. O foco principal do postulante deve ser essa parte da população.