Com poucas propostas apresentadas, os candidatos a prefeito de Fortaleza participaram de mais um debate na TV, onde protagonizaram um show de ataques mútuos, cada um com um ponto a atacar e a ser atacado. O encontro foi marcado por um prefeito Sarto (PDT) partindo para o confronto com+ todos os seus adversários e por uma frase dita pelo postulante George Lima (SD) que repercutiu nacionalmente.
Logo no início do programa, transmitido pela TV O Povo, Sarto iniciou suas falas atacando Evandro Leitão, do PT, e o Governo do Estado. Ele também pontuou que o candidato Capitão Wagner (União), quando secretário de Saúde do Maracanaú, piorou a área no Município.
Wagner e Evandro disseram que a saúde em Fortaleza não era o “mar de rosas” apresentado por Sarto.
George Lima apontou que o prefeito tem dado mau exemplo na campanha, atacando candidatos e “fazendo gracinha”.
Em sua participação inicial, André Fernandes (PL) criticou a “indústria da multa”, direcionando fala para motoqueiros, motoristas e condutores de veículos por aplicativo. Chamou George Lima e Técio Nunes (PSOL) de “inexpressivos”. Técio respondeu e apontou as falas de de André como “baixaria”. Também lembrou de vídeo em que André Fernandes, quando youtuber, ensinou a depilar o ânus.
Tecio chamou Fernandes de “desqualificado”. Evandro se somou ao socialista e lamentou o nível do debate naquele momento, em que chamou de “baixo nível”. “Isso retrata algumas candidaturas bolsonaristas, que não têm propostas e só querem o poder pelo poder”, disparou o petista.
Nos poucos momentos de apresentação de proposta, Leitão prometeu criar pelotões da Guarda Municipal em todas as regionais, além de Plano de Cargos e Carreiras para a categoria. Ele também prometeu mais iluminação clara para a cidade.
Sarto insistiu nos ataques ao Governo do Estado, e pontuou a fuga de presos de presídios do Ceará. Evandro Leitão destacou que o prefeito tem atuado com “deboche” em temas sérios. “Eu sempre tratei esse tema com responsabilidade, aprovando projeto fortalecendo a polícia. E não dessa forma debochada”.
Sarto ainda chamou George Lima de “garganta de aluguel” do PT. “Ele está aqui para fazer o jogo que o candidato do PT não tem coragem de fazer”. De acordo com o prefeito, o Partido dos Trabalhadores escolheu “o pior candidato que poderia escolher”. Ele ainda disse que a sigla “serve cafezinho para bandido”.
O conflito entre André Fernandes e Capitão Fernandes também ficou evidenciado, quando o bolsonarista afirmou que Wagner mentiu ao dizer que houve melhoria na saúde de Maracanaú. “Candidato, menos fakenews”, disparou.
Fernandes também criticou a política de mobilidade da gestão Sarto. “A Prefeitura usa aparato para perseguir o cidadão”. George Lima chegou a dizer que Sarto chegou a distribuir mil cargos para aliados de vereadores de sua base governista
Já Fernandes apontou que Evandro Leitão abandonou o Ceará Sporting Club em algumas ocasiões, e chegou a chamar o petista de covarde, questionando se ele abandonaria Fortaleza. Sobre a famigerada “CPI do Narcotráfico”, Leitão afirmou que não é verdade que retirou a assinatura e que o pedido, à época, foi feito por interesse eleitoreiro.
Capitão Wagner chamou o prefeito Sarto de “pai da taxa do lixo”. Evandro Leitão disse que sua primeira atitude em sendo prefeito será acabar com a cobrança. “Ele colocou mais um ônus para a população de Fortaleza. A cidade está imunda, continua suja. O prefeito colocou mais esse ônus e não temos resultados”.
Wagner, por outro lado, lembrou que Leitão apoiou Sarto em 2020. Evandro, em contrapartida, disse que Wagner comandou motim durante paralisação da Polícia no fim de 2011 e início de 2012. O prefeito Sarto afirmou que quem criou a taxa do lixo, quando deputado federal, foi Capitão Wagner, ao ajudar a aprovar o marco regulatório do saneamento básico.
Fakenews
Ele afirmou que Izolda Cela vai colocar a taxa em Sobral, caso seja eleita prefeita. Ainda de acordo com ele, prefeituras administradas pelo PT também estariam cobrando a taxa do lixo. Leitão negou a afirmação de Sarto.
Sarto lembrou de fakenews de André Fernandes quando da pandemia. O bolsonarista destacou que Sarto participou de aglomeração no período. Sarto, por outro lado, afirmou que Fernandes desobedeceu o isolamento social em praia do Recife.
“Chupa essa manga”
George Lima disse respeitar a candidatura de Evandro, mas não concorda com um partido comandando a prefeitura, o governo do Estado e a presidência. Ele também elogiou a candidatura de Técio Nunes, e lamentou ter sido chamado de inexpressivo por André Fernandes. O candidato foi assunto nacional após usar o termo “chupa essa manga” para o candidato bolsonarista.
O debate, além de ser marcado por ataques mútuos, foi repleto de pedidos de respostas por falas entre os adversários, a maioria desses pedidos sendo negada pela organização do programa.