
A Câmara de Fortaleza homenageou na noite desta terça-feira, 8, no Plenário Fausto Arruda, primeira-dama do Estado do Ceará, Lia Gondim Araújo de Freitas, com a entrega da Medalha Boticário Ferreira, maior comenda oferecida pelo Legislativo Municipal, por seu desempenho e dedicação nos serviços prestados à sociedade de Fortaleza, em especial, por meio do serviço público. A sessão solene foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB).
O vereador Leo Couto, presidente da Casa, enfatizou sua alegria e participar da homenagem à primeira dama e afirmou ter acompanhado de perto o trabalho da agraciada da noite, e prol da população ais carente do Estado. “Hoje é um dia feliz por estar recebendo essa amiga, essa pessoa espetacular, que tem o desejo de servir, uma pessoa religiosa, enfim, uma pessoa fantástica. Hoje é muito merecido pela pessoa que ela é. O Ceará Sem Fome hoje é um projeto fantástico. Então conheço de perto o trabalho da nossa primeira dama E hoje é um dia feliz e essa homenagem é mais que merecida. Importante também salientar que a cidade de Fortaleza é a mais beneficiada. Acompanhei de perto a questão das cozinhas, desde o seu nascimento, do Ceará Sem Fome e do Cartão.”
Propositor da homenagem, o vereador Aglaylson justificou a competência da primeira dama para conceder a comenda e ressaltou a atuação da homenageada no programa Ceará Se Fome. “Acho mais do que justo homenagear uma pessoa que vem realizando um grande trabalho. Digo que não é só por ser a primeira-dama do Estado, mas a competência e o compromisso com o social. Fazer a gestão de um programa desse que eu tive o prazer de compartilhar com ela quando estive no governo, vir da sua capacidade de garantir que mais de 50 mil refeições chegassem até a mesa do povo cearense. Fortaleza é a cidade mais beneficiada com esse programa, que além da refeição tem também o cartão do Ceará Sem Fome, onde 53 mil famílias são beneficiadas com esse programa. São 300 reais que mensalmente as famílias recebem para comprar alimentos. Casado a isso aí, a qualificação profissional, o empreendedorismo que leva essas pessoas a terem dignidade de cidadania.”
Outorgada da noite, a primeira-dama do Estado do Ceará, Lia Gondim Araújo de Freitas falou de sua gratidão pelo reconhecimento recebido e destacou sua contribuição à sociedade cearense, por meio do programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado. “A gente está aqui com alegria realmente no coração, poder celebrar essa noite, uma noite que a gente tem esse gesto coletivo por um Ceará sem fome. Mas aqui nessa Casa eu tive a oportunidade de atuar oito anos, na assessoria dos nossos vereadores do PT. Agradeço muito ao presidente Leo Couto, a iniciativa do meu vereador Aglaylson do PT e a todos os que fazem essa Casa e aprovaram por unanimidade essa medalha tão importante para a nossa vida. É uma noite para a gente poder celebrar o coração do governador Elmano de Freitas, que é um programa que em 2022 foi idealizado, a gente foi convidada a fazer uma articulação para esse programa acontecer e hoje tem uma infinidade de pessoas nesse Estado, um Estado solidário, onde a gente hoje celebra a união de esforços de todos por um ‘Ceará Sem Fome’. Então, muito obrigada a todos de Fortaleza, a todos os vereadores que aqui simbolizam, nossos fortalezenses, por essa grande homenagem.”