
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) levantou a sessão plenária desta terça-feira (08/04) em razão do falecimento da ex-deputada estadual Maria Zélia Mota, pioneira na história política do Ceará por ser a primeira mulher eleita deputada estadual. O Plenário da Casa realizou um minuto de silêncio em homenagem póstuma por meio de requerimento dos deputados Felipe Mota (União), Sérgio Aguiar (PSB) e De Assis Diniz (PT).
Maria Zélia faleceu no último domingo (06/04), aos 90 anos, após complicações cardíacas decorrentes de uma cirurgia. Ela foi eleita deputada estadual em 1974 pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), com expressiva votação em 70 municípios cearenses. Destacou-se especialmente em Apuiarés, Itapajé, Pentecoste e nas regiões do Vale do Curu e da Serra de Uruburetama.
Na Alece, ocupou a Terceira-Secretaria da Mesa Diretora no biênio 1975/1976, quando chegou a presidir sessões no plenário da Casa.
Nascida em Fortaleza, no dia 20 de junho de 1934, Zélia era filha de Joaquim da Mota e Joana Gomes da Silva. Construiu sua trajetória profissional em Itapajé, onde foi tabeliã e titular do Cartório do 1º Ofício da Comarca.
Membro de uma tradicional família política, teve dois irmãos também parlamentares: Raimundo Gomes da Silva, deputado estadual e federal, e José Gomes da Silva, deputado estadual.