
Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (09), o deputado Acrísio Sena (PT) destacou a importância de incluir o letramento digital nas ações de alfabetização dos estudantes brasileiros. Ele salientou a aprovação de projeto de lei no Senado Federal, que visa a plena alfabetização de crianças brasileiras até o segundo ano do ensino fundamental.
A proposta contou com a relatoria do senador Cid Gomes (PSB/CE) e firma compromisso do direito à alfabetização, fortalecendo ações e políticas. “É um projeto extremamente importante que pode contar também com o letramento digital”, destacou o petista, que defende proposta semelhante na Assembleia Legislativa do Ceará.
O petista enviou uma emenda para o Senado Federal dispondo sobre a inclusão da alfabetização digital na proposta do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. “Um grupo de cearenses refletindo sobre a educação construiu esse documento que foi entregue ao senador Cid Gomes. A proposta entende que a compreensão da tecnologia faz parte do processo de alfabetização”, disse.
Segundo o deputado, interagir com as tecnologias emergentes é essencial para a alfabetização. “Alfabetizar vai além de escrever palavras. O Brasil não pode se limitar. O mundo tecnológico é relevante e abrange princípios da jornada da transformação digital e compreensão do uso das tecnologias”, assinalou.
O parlamentar destacou que a proposta de inclusão digital na alfabetização conta com estratégias de implementação de governança e gestão política, formação profissional, melhoria da infraestrutura pedagógica, compartilhamento de boas práticas e demais. “Essa proposta foi protocolada com o senador e sou subscritor dessa matéria. Estou sendo voz de 108 profissionais da área da tecnologia da informação e da comunicação”, afirmou.
O projeto de indicação de sua autoria, estabelecendo diretrizes para ações de letramento digital no Estado, também foi destacado pelo deputado. A proposta visa ações que facilitam a alfabetização digital nas escolas públicas. “Já marquei reuniões com as secretarias de educação do Estado e Município para debater diretrizes e ações para o letramento digital para nos conectarmos com o debate nacional. Além da formação digital, buscamos o uso ético das tecnologias, formação dos profissionais e criação de uma rede de colaboração”.