
Entre os dias 20 e 25 de maio, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), administrado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe uma programação diversificada de encontros formativos, exposições e espetáculos. Recebem destaque as comemorações do aniversário de 119 anos do bairro Poço da Draga, palestra realizada no Teatro Universitário, comemoração do Dia da África, feira criativa, dentre outras atividades.
119 anos do Poço da Draga
O território Poço da Draga, uma das ocupações populacionais mais antigas da cidade, completa 119 anos no dia 26 de maio. Em comemoração, o Núcleo de Ação Territorial (NAT) do Dragão do Mar preparou uma programação voltada às celebrações de aniversário que acontecem neste sábado (24).
Jr Pantera e Samya Cássia abrem as atividades com o “Samba Com Feijoada É Com Nós Mesmo” às 12h, um momento que valoriza a cultura popular e a identidade, garantindo as tradições e a transmissão de costumes. Já a DJ Bugzinha comanda as pick-ups a partir das 20h, trazendo uma atmosfera musical vibrante e diversa. Preta, multiartista e cria da Comunidade do Poço da Draga, ela envolve o público com uma setlist cheia de identidade e potência.
Além disso, às 16h, será reservado um espaço de redução de danos em formato de banquinha com mesas, onde a equipe distribui água, doces e orientações, incentivando o cuidado com o corpo e com o território. O foco é reforçar a importância da hidratação, do auto cuidado e da preservação da praia, fortalecendo vínculos e promovendo cidadania cultural e ambiental.